Dicionário do processo seletivo

Dicionário do processo seletivo


Imagine a situação: você é chamado para uma vaga de emprego, passa por uma dinâmica de grupo, algumas avaliações psicológicas e fica ansioso aguardando o retorno. Geralmente, parte dessa ansiedade deve-se ao fato de que muitas coisas que foram comentadas e feitas durante o processo seletivo você não conseguiu entender. São técnicas, termos, expressões que confundem e muitas vezes transformam os selecionadores em carrascos do emprego.
Para que você entenda melhor o significado de cada termo utilizado pelos profissionais de Recursos Humanos durante os processos seletivos.
Processo seletivo:
Escolher alguém que apresente o perfil desejado para ocupar algum cargo disponível pela empresa.
Anúncio:
É o momento em que a empresa declara publicamente, através dos veículos de comunicação e da internet, a necessidade de contratar um profissional para atuar em algum cargo disponibilizado por ela. Qual a melhor forma de anunciar o seu currículo e vender seu peixe?
Consultoria de Hunter:
Esta empresa é responsável pela indicação de profissionais de áreas estratégicas, então as empresas quando procuram profissionais altamente qualificados, buscam através de empresas como esta. Estas empresas retém um percentual considerável de oportunidades interessantes e vale a pena conferir, mas antes de tudo estude a empresa em questão, busque referências e indicações sobre seus serviços.
Fonte:
São os locais que podem disponibilizar os currículos do profissional que a empresa busca. Essa fonte pode ser o banco de currículos da própria organização, sites de empregos ou instituições de ensino. Por meio das fontes, é possível selecionar currículos com critérios específicos.
Triagem:
É o momento de analisar os currículos das pessoas que se interessaram pela vaga anunciada. Seu objetivo é escolher os candidatos que têm condições de passar para uma seleção mais rigorosa. Normalmente, essa triagem começa com a análise das informações contidas no currículo, depois é feita uma entrevista de pré-seleção por telefone, para então acontecer a primeira entrevista pessoal. Saiba como fazer do seu seu currículo um verdadeiro cartão de visitas das suas competências e habilidades, e fique preparado para enfrentar a entrevista por telefone.
Perfil do cargo:
Conjunto de funções e atividades que o profissional irá desempenhar e as competências e comportamentos que deve apresentar. Para saber o cargo e a empresa ideal para você, é fundamental conhecer seus objetivos.
Perfil profissional:
Conjunto de habilidades apresentadas pelo candidato, que podem ser ou não compatíveis com as exigidas pelo cargo.
Entrevista:
É realizada com quem passou pelo processo de triagem. Tem o objetivo de aprofundar as informações do currículo e conhecer melhor o candidato. Este, por sua vez, pode fazer uma ou várias entrevistas. Geralmente, ele conversa primeiro com o profissional de Recursos Humanos da própria empresa ou de uma consultoria terceirizada. Depois, o candidato conversa com a pessoa que está contratando, com seus superiores, pares - colegas de trabalho da mesma área - e, dependendo do cargo, com seus subordinados e até mesmo com fornecedores da empresa. Saiba mais sobre esta parte do processo seletivo no Guia da Entrevista.
Técnicas de processo seletivo:
São atividades aplicadas pelo selecionador para avaliar de forma prática as habilidades buscadas no candidato à vaga. São as dinâmicas de grupo, provas situacionais e avaliações psicológicas.
Dinâmica de grupo:
São diversas atividades aplicadas com o objetivo de analisar o desempenho do candidato em equipe e detectar comportamentos e competências compatíveis ao cargo pretendido pelo candidato. Durante as atividades, o selecionador observa a performance de cada integrante. Saiba mais sobre Dinâmica de Grupo aqui.
Provas situacionais:
Simulações de problemas rotineiros ocorridos na empresa em que o candidato deverá atuar como se já estivesse contratado. Quanto mais alto o cargo, menor a possibilidade do selecionador aplicar testes como esses. Eles são bastante utilizados para a contratação de trainees e estagiários.
Avaliação psicológica:
São diversos testes aplicados durante o processo seletivo para analisar a intelectualidade, personalidade e a coordenação motora do candidato. Nem todas as empresas aplicam esse tipo de teste. Conheça alguns tipos de testes seletivos normalmente usados pelas organizações.
Feedback:
Também chamado de devolutivo, é uma resposta dada ao candidato sobre o seu desempenho e a sua situação noo processo. Por meio do feedback, o candidato pode saber os motivos pelos quais ele foi ou não escolhido pela empresa.
Carta de agradecimento:
É uma correspondência que algumas empresas mandam para agradecer pela sua participação no processo seletivo. Confira alguns modelos de carta de apresentação.
E agora, ficou mais fácil entender o que se passa no trabalho dos selecionadores? Com esse dicionário as etapas ficam mais claras, o que lhe dá a possibilidade de enfrentá-las com mais segurança. Boa sorte!

Enviar para o Twitter

Postado porHumannus On-line às 13:51 0 comentários  

Avaliando uma oportunidade

Avaliando uma oportunidade




É realmente difícil encontrar alguém que esteja procurando emprego e nunca tenha aceitado um convite para comparecer a uma entrevista de seleção que fosse pura perda de tempo. Pois é, assim como as empresas descartam candidatos inadequados, você também deve avaliar as oportunidades de emprego antes de aceitar os contatos. Para saber se vale a pena ir até o local marcado para a entrevista, é preciso tentar obter o máximo de informações sobre a vaga e os aspectos positivos devem superar as desvantagens. Baseado no que você sabe a respeito da empresa contratante e da posição aberta, pergunte a si mesmo:
• A empresa tem as características de um lugar onde você deseja trabalhar, pelo menos por um período?
• A cultura corporativa condiz com seus interesses e sua personalidade?
• Você se sente motivado diante dessa nova atividade?
• É uma posição que valoriza sua carreira e que desperta interesse em você?
• Quantos dos seus mais importantes valores e princípios poderão ser encontrados e aplicados nessa atividade?
• As responsabilidades do novo cargo representam um desafio para você?
• Vencer as exigências e os obstáculos será um processo estressante ou satisfatório?
• A remuneração corresponde às suas expectativas?
• Se a remuneração for o principal atrativo, pense em como você se sentiria caso ela fosse o menor dos atrativos.
• As pessoas com quem você vai trabalhar parecem agradáveis?
• As pessoas e a organização como um todo se encaixam no seu estilo de relacionamento interpessoal e de liderança?
• Esse novo trabalho é compatível com a sua vida pessoal?
• A distância entre a empresa e a sua casa compensa o esforço?
Essas são as principais questões que você pode fazer a si mesmo antes de aceitar uma oferta de trabalho. É claro que os fatores "necessidade financeira" e "tempo ocioso" podem nos levar a aceitar a primeira proposta que recebermos, mas é prudente lembrar que escolher um emprego é, antes de tudo, cuidar da própria carreira, algo que envolve o seu futuro também. Por isso, quanto mais refletir antes da escolha, mais estará exercitando sua capacidade de gerenciar e planejar sua carreira profissional.


Enviar para o Twitter

Postado porHumannus On-line às 13:44 0 comentários  

 
Copyright 2007 | Andreas08v2 by GeckoandFly and TemplatesForYou | Design by Andreas Viklund
TFY Burajiru